About Me

19 março, 2023

Estou feliz que minha mãe morreu - Resenha

| |

 

Foto original de: https://thereviewbooks.com.br/


Aviso de conteúdo: esse livro contém descrições explícitas de abuso físico e psicológico, de transtornos alimentares
 (anorexia e bulimia) e abuso de substâncias alcoólicas.

   Essa foi a minha 7º leitura do ano, depois que fui mãe não consegui manter as minhas leituras com a mesma frequência de sempre. Entretanto, fiquei extremamente curiosa pela leitura por dois motivos, motivo 1: eu fui muito fã de Jennette McCurdy na época de iCarly (pausa pra eu cortando franjinha pra imitar o cabelo dela que eu tanto amava, e ficando horrível.) motivo 2: o hype que esse livro foi dentro e fora da bolha literária. 

O livro é autobiográfico e vai contar a história da estrela mirim Jennette McCurdy, durante sua infância até a vida adulta, suas lutas como atriz (para seguir um sonho que não era seu), distúrbios alimentares, vícios, abusos e o complicado relacionamento com a sua mãe narcisista. Jennette narra com franqueza e humor ácido toda a sua trajetória. 

Parece absurdo para mim acreditar que existam mães assim e até piores, principalmente porque como comentei, eu virei mãe recentemente (8 meses). Mas Jennette consegue retratar o quão manipuladora uma mãe pode ser, chegando a fazer a própria filha acreditar que sua mãe lhe fazia bem, quando na verdade a fazia muito mal. 

Jennette descreve como seus transtornos alimentares começaram, com o desespero e objetivo de se manter "para sempre criança" ou com uma imagem infantilizada, acreditando que se crescesse, não seria mais importante para sua mãe. Não é segredo para ninguém, já que nas primeiras páginas descobrimos que sua mãe usa desse sentimento de Jennette, para ensiná-la a como não engordar, e fazer restrições calóricas.

É angustiante ver tudo o que Jennette passou, mas não tirando o crédito de toda maldade de sua mãe, durante a leitura fiquei com a sensação de que Jennette tentava passar uma imagem de extrema inocência, quando em alguns momentos eu acreditava ser impossível tanta ingenuidade (nas fases adolescentes por exemplo).

Tiveram partes que me deixaram horrorizada, mas definitivamente a que mais me tocou, é uma parte onde Jennette claramente vivenciou um abuso sexual, mas ela não parece enxergar dessa maneira, e sim "apenas" como um abuso físico.

ALERTA DE SPOILER!! 

Sua mãe até seus 16 anos, dava banho nela, pois dizia que ela não saberia como lavar seu cabelo, além de dar banho nela na presença de seu irmão mais velho. Além disso durante o banho sua mãe tocava seus seios e partes íntimas com a justificativa de estar procurando câncer, ou qualquer outro tipo doença. Isso pra mim, claramente foram abusos sexuais, disfarçados de preocupação.

"Eu não estou autorizada a ter nenhum problema."
Os relatos da Jennette sobre seu período como atriz são tensos. Enquanto a gente via sorrisos e bom humor nas telas, atrás delas havia tensão, abuso emocional, manipulação e muitos, mas muitos problemas psicológicos. Não apenas por parte da mãe, mas por causa do Criador. Inclusive sugiro vocês a procurarem vídeos no youtube sobre teorias dos programas do "criador", iCarly, Brilhante Victoria,Sam e Cat, Zoey 101 entre outros. É nojento o que ele fazia com seus astros, e como comandava seus programas.
"Eu não escolhi essa vida. Foi minha mãe quem escolheu."
Minha avaliação final para o livro foi de 4 estrelas. Se você se interessou pelo livro clique aqui para comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário