About Me

15 maio, 2015

MEU CRONOGRAMA CAPILAR - Início

| |

Essa foto é do meu cabelo HOJE. dia 15 de maio. Bom, eu cortei meu cabelo faz 1 semana e vocês podem ver que mesmo assim tem MUUUUITAS pontinhas danificadas. Pra quem não sabe o que é, nem como funciona, vou deixar algumas informações logo abaixo.

CRONOGRAMA CAPILAR, O QUE É ?

O cronograma capilar basicamente é uma agenda de hidratação, nutrição e reconstrução para o seu cabelo. Muitas pessoas discordam do cronograma capilar, e quando fui atrás disso para saber o porque, na verdade elas discordam da NOMENCLATURA dada as etapas. Pois o cabelo não é capaz de absorver nutrientes (mas o couro cabeludo absorve). Mesmo o cabelo não sendo capaz de absorver nutrientes, a etapa de nutrição é uma das mais importantes, é ela que vai prevenir as pontas duplas, e manter a água nos fios. A hidratação é quem vai devolver essa água. E a reconstrução vai devolver coisas que perdemos com ações do dia a dia, como a queratina e massa capilar. OU SEJA, mesmo as pessoas não concordando com a nomenclatura, o cronograma funciona e já salvou vários cabelos por ai.

COMO MONTAR MEU CRONOGRAMA ?

Se você assim como eu nunca fez o cronograma capilar, comece pelo original. Conforme o seu cabelo for melhorando em determinados aspectos você será capaz de identificar o que ele mais precisa, e assim montar seu cronograma. ok ? Segue abaixo o cronograma capilar original.
O cronograma capilar original é composto por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e 1 reconstrução. Cada processo é feio em dias diferentes (alternados). 




Vamos as etapas:

HIDRATAÇÃO -  A principal função da hidratação é repor água no fio. O cabelo sem brilho, armado e ressecado precisa de hidratação. Máscaras com poder hidratante: São as que contém na fórmula, silicones, pantenol, vitaminas, glicerina, álcool modificado. Você pode comprar algumas bem baratinhas em farmácias. (Farei um post mostrando minhas máscaras de hidratação).

NUTRIÇÃO (ou umectação ♥) - A função da nutrição é devolver lipídios aos fios, deixando o cabelo com a oleosidade necessária. Cabelos com frizz, sem balanço, desalinhado precisam de nutrição. Máscaras com poder nutritivo:  Elas levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleos ou manteigas. Nessa etapa eu prefiro fazer umectação com óleo vegetal 100% puro. Vou gravar um vídeo mostrando como faço.

RECONSTRUÇÃO -   A reconstrução é responsável por repor proteínas nos fios. Se seu cabelo esta poroso, fino, ralo, partindo e quebradiço ele precisa de reconstrução. Máscaras com poder de reconstrução: São a base de creatina, queratina, proteína, aminoácidos, arginina, cisteínas e etc.
Eu faço uma aplicação de queratina nessa etapa com máscara. Vou gravar vídeo ensinando como eu faço. CUIDADO COM O EXCESSO DE QUERATINA MENINAS. Ela quebra o fio.


Bom é isso, eu espero que vocês gostem, e estarei sempre trazendo os resultados para vocês.

6 comentários:

  1. Olá Thalita, adorei este post e também do vídeo sobre o Óleo de rícino...muito bom mesmo! Vou seguir o seu tratamento e ficar à espera dos resultados, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber onde comprou óleo de ricino de 1 litro. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Onde vc compra o óleo de rícino de galão?

    ResponderExcluir
  4. Onde vc compra o óleo de rícino de galão?

    ResponderExcluir